terça-feira, 23 de novembro de 2021

Mídia Nacional | Comunicação Equestre | Assessoria | Cavalo | Revista VEJA

Cliente da Matriz da Comunicação na
Revista VEJA SAÚDE, edição 471/ 2021

A conceituada revista veicula uma página inteira relatando sobre o estudo realizado em parceria da Associação De Equoterapia Vassoural (cliente Matriz da Comunicação) e a FORP/USP Ribeirão Preto!

Para conferir à matéria, adquira um exemplar da edição 471 nas bancas em todo Brasil ou confira acessando ao site do veículo!




TEXTO NA ÍNTEGRA

Reunir uma dentista, cavalos e um grupo de pessoas acima de 60 anos parece não fazer tanto sentido num primeiro momento. Mas tudo fica mais claro e interessante quando se conhece o estudo feito por Ednéia de Mello, doutoranda em odontologia na Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, junto à Associação de Equoterapia Vassoural (AEV).

Dezesseis voluntários de até 79 anos foram convidados a realizar sessões sobre o cavalo — sempre com instrutores ao lado — duas vezes por semana durante três meses. A ideia era avaliar o impacto da equoterapia na capacidade funcional e no sistema estomatognático.

“Esse sistema desempenha funções como mastigação, sucção, deglutição fonoarticulação e respiração, e seu desequilíbrio pode envolver outras cadeias musculares, afetando até a postura”, explica Ednéia.

Pois a terapia e os exercícios orientados melhoraram não só parâmetros como força de mordida (que se perde com o envelhecimento) mas também a mobilidade, o condicionamento e a força em braços e pernas.

Amigo do homem

A fisioterapeuta Elaine Leite, vice-presidente da AEV e coautora do estudo, conta que a marcha do cavalo lembra muito a dos humanos, o que contribui para o desenvolvimento muscular, a concentração

“A equoterapia foge do ambiente entre quatro paredes de clínicas e consultórios. É realizada ao ar livre e, além de trabalhar o físico e o emocional, proporciona independência e responsabilidade”, resume

O corpo sente

Equoterapia traz ganhos físicos e emocionais:


+ Saúde bucal e facial: o trabalho de Ednéia, Elaine e equipe notou melhoras nas estruturas por trás da mastigação, articulação da fala etc... 

+ Postura: o sistema que engloba boca e mandíbula está conectado a outros músculos que atuam no equilíbrio postural.

+ Mobilidade: testes demonstraram repercussões em agilidade, força muscular e condicionamento físico dos praticantes

+ Bem-estar mental: Elaine relata que a atividade produz relaxamento e mexe com circuitos nervosos e hormonais ligados ao estresse. 

FONTE: https://saude.abril.com.br/familia/estudo-mostra-beneficios-da-equoterapia-para-idosos/


Luciene Gazeta 
Jornalista e Relações Públicas
Clique para Instagram @LuGazeta
Matriz da Comunicação
(15) 3411-9669 - Sorocaba/SP




#VEJA #RevistaVeja #Saude #Equoterapia #Odontologia #Agro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário, vamos analisá-lo e liberá-lo em breve para publicação no nosso blog!