terça-feira, 29 de setembro de 2015

Bacuri recebe 80 convidados para Dia de Campo


Palestras focalizaram os resultados de 20 anos de seleção do Nelore Bacuri e a importância do melhoramento genético direcionado para precocidade e regularidade reprodutiva, e também para rendimento de carcaça, três características de grande impacto no resultado econômico da pecuária. Criadores e técnicos aproveitaram a oportunidade para troca de informações e puderam observar 45 jovens reprodutores de alto desempenho diretamente no pasto. O evento marcou o início das vendas de touros da era de 24 meses.

Palestra Dr. Gabriel 

O sábado 26/09 foi bastante especial na Fazenda Bacuri, em Barretos - SP, quando o casal Dr. Gabriel Luiz Seraphico Peixoto da Silva e D. Maria do Carmo Peixoto da Silva, juntamente com suas filhas Luciana e Gabriela, receberam cerca de 80 convidados para a apresentação de três palestras, almoço e abertura de vendas em formato incomum.

A primeira palestra, conduzida pelo Dr. Gabriel, foi realizada nos piquetes, em visitação aos animais expostos, divididos em lotes de multíparas, primíparas precoces com bezerros ao pé, novilhas, touros jovens e touros em testes de progênies. Um folheto contendo informações básicas sobre o rebanho e o progresso genético nos últimos 15 anos foi oferecido aos visitantes durante a caminhada.  

Em seguida, o palestrante convidado, Prof. Dr. Joanir Pereira Eler, da Faculdade de Zootecnia da USP em Pirassununga, apresentou seu trabalho “Genética da Precocidade Sexual e da Fertilidade – da teoria ao campo”. De forma bastante didática, o professor mostrou como é economicamente importante a seleção de fêmeas precoces que permanecem produtivas por vários anos. E mostrou a melhor maneira de proceder a essa seleção. Sua conclusão de que para transformar o nelore em nelore precoce e fértil basta selecionar, precisa ser levada à prática pelos criadores.

Palestra Dr. Jonair

Encerrando o ciclo de palestras, o veterinário Fabiano Araújo, mestre em Ciência Animal pela Universidade da Califórnia, da AVAL Serviços Tecnológicos, abordou o tema “Rendimento Frigorífico – Novas Tendências”, ressaltando a importância de agregar valor na carcaça. “É interessante que, em busca de melhor retorno, na atual situação dos mercados de bezerro e boi gordo, o investidor procure pecuaristas que investem no melhoramento da musculosidade, do peso da carcaça quente, como a fazenda Bacuri”, ressaltou Fabiano, encerrando sua apresentação com uma dica: “Escolha sua genética pelo valor, não pelo preço”.

Palestra Fabiano da Aval
Aberta a temporada de comercialização

Logo após o almoço, foi aberta a temporada de comercialização da Fazenda Bacuri com a divulgação do Catálogo de Touros da Safra 2013. Foram apresentados 45 animais com as seguintes DEPs médias: MGT Top 2%, MP120 Top 13%, DP210 Top 3%, DP450 Top 3%, DPE450 Top 2%, DAOL Top 8%, DACAB Top 10%, DSTAY Top 10% e D3P Top 9%. A precocidade sexual de 21 desses reprodutores fica mais evidenciada pelo fato de serem filhos de matrizes precoces. Trata-se de uma oferta especial, de alta qualidade, encontrada em poucos leilões.  Os touros estavam divididos em 8 grupos, com preços mínimos pré-definidos pelo plantel Bacuri. O valor das 14 parcelas varia de R$ 450,00 a R$ 900,00. Os animais foram apartados e apresentados pelos técnicos Guto, da Guto Assessoria, e João Campo, da Central Leilões. “É investimento com retorno garantido, pois nosso trabalho de seleção tem como objetivo melhorar o retorno econômico dos nossos produtos”, ressalta Dr. Gabriel.

Dr. Gabriel e equipe técnica
Informações sobre os lotes à disposição podem ser obtidas através do e-mail bacuri@barretos.com.br

IMPRENSA:
Luciene Gazeta – Jornalista | Relações Públicas
Matriz da Comunicação Assessoria


Confira abaixo mais imagens deste grande evento!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário, vamos analisá-lo e liberá-lo em breve para publicação no nosso blog!