terça-feira, 30 de julho de 2019

Bem Estar Animal, Pecuária, Cavalos


Construindo um cavalo Marchador diferenciado

O Haras das 8 Virtudes de Amparo/SP completa, em 2019, seus 15 anos de trabalhos fundamentados na busca do cavalo Mangalarga Marchador ideal, que expressem as oito virtudes-bases da criação: vontade, inteligência, rusticidade, temperamento, utilidade, docilidade, elegância e suavidade. A conquista da revalidação do Programa Sela Verde consagra este objetivo!


Desenvolver um projeto de criação de Mangalarga Marchador fundamentado na busca do conhecimento, no contato direto com os cavalos no dia-a-dia e, principalmente, na prática frequente da equitação em situações variadas: de trabalho, esporte e lazer, foram as diretrizes do criador Ricardo Bacellar Wuerkert, ao estabelecer as bases do trabalho no haras, iniciado em Amparo/SP no ano 2004. “A visão inspiradora foi a de criar um cavalo ideal para cavalgadas longas, em lugares bonitos, com alguma dose de aventura e desafios pelo caminho mas, principalmente, um grande companheiro de momentos especiais, de paz, integração com a natureza e satisfação genuína!”, recorda Bacellar.

Ao longo dos anos e da construção de um criatório no qual o cavalo é o protagonista, sempre enfatizando como premissa principal o respeito à natureza de cada animal desde o seu nascimento, o Haras das 8 Virtudes foi escolhido em 2013 para participar da certificação Sela Verde, o 1º Selo Equestre do mundo, recebendo então a primeira certificação no Brasil nesta capacitação. De acordo com Rodrigo Sarkis Costa, consultor de bem-estar animal do Programa Sela Verde, uma seleção zootécnica baseada em resultados artificiais não é ideal. “O criador compra um campeão ou campeã e não agrada. O selecionador atento e instruído deve estar de olho em outras modalidades equestres que possam demonstrar o acerto em suas escolhas”, pontua. Em suma, o Sela Verde visa incentivar boas práticas de manejo, considerando o bem-estar dos cavalos em primeiro lugar, a preservação ambiental e a responsabilidade social nas fazendas de equinos do Brasil. O ciclo obrigatório para a certificação acontece, no mínimo, durante três anos e envolve diversas etapas. Apenas três haras no Brasil conquistaram esta certificação até o momento, sendo o Haras das 8 Virtudes o primeiro deles, tornando-se “centro de referência”, para que a empresa de certificação possa continuar os demais processos. Os outros dois haras situam-se em Jarinu/SP e Grão Mogol/MG.

Revalidação em 2018

Após a certificação inicial de 2013, o Haras das 8 Virtudes foi constantemente acompanhado e participou de diversos estudos sobre treinamentos e cavalgadas. Ano passado, em julho de 2018, recebeu a Revalidação. O ciclo para a recertificação foi maior do que o previsto pelo Programa em função de atividades extra-curriculares realizadas pelo Haras e incentivadas pelo proprietário. “A propriedade toda evoluiu como pastagem e ambiente natural. É possível observar áreas de preservação, fontes de agua preservadas, parte de baixo harmonizada com plantação de bambu e banana pra evitar erosão, os cursos naturais de água são cercados; além disso, os cavalos passam por bebedouros no piquete, não tendo mais acesso direto à água natural para não ocorrer contaminação, possibilitando que ela possa ser aproveitada para irrigação e consumo humano”, destacou o consultor, complementando que Ricardo traz para o Haras, constantemente, profissionais de renome para trabalhar com os animais, o que influencia positivamente nos princípios do Sela Verde, diminuindo os custos da propriedade e otimizando o ambiente, além de reforçar a harmonia da relação “homensXcavalos”, melhorando o desempenho do animal de forma confortável e satisfatória.

“Esta conquista é uma alegria imensa, pois confirma que estamos trilhando os caminhos certos na criação de cavalos que alcancem nossos objetivos de desempenho e satisfaçam pessoas em busca de cavalos com as características V8” finaliza Bacellar.


Fonte: Matriz da Comunicação Assessoria
Luciene Gazeta - Jornalista | Relações Públicas
Whatsapp: (15) 99112-0989

 





Fotos: Ney Messi - Paula da Silva - Arquivo Sela Verde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário, vamos analisá-lo e liberá-lo em breve para publicação no nosso blog!