quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

II Simpósio Mangalarga

Evento evidenciou diferenciais técnicos da raça e reuniu 11 grandes campeões nacionais

Realizado na Fazenda Onça em Guaranésia/MG nos dias 20 e 21 de fevereiro, o evento teve como objetivo principal ressaltar as qualidades dos animais Mangalarga de um ponto de vista técnico, aperfeiçoando o olhar do criador para identificação dos melhores atributos genéticos dos seus animais.



A sensibilidade dos criadores de Mangalarga, aliado ao senso crítico para identificar animais diferenciados em seus plantéis, foram habilidades desenvolvidas em um evento técnico ocorrido no Sul de Minas Gerais: o II Simpósio dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, organizado pelo Núcleo Mangalarga Sul de Minas e Média Mogiana, presidido por Luiz Henrique Souza Ribeiro, o Ninho e com coordenação técnica de  Eduardo Leite Cintra. “O evento entrou para a história da raça, pois superou plenamente todos os objetivos traçados aliando teoria, prática, experiência e juventude na raça Mangalarga”, ressaltou Ninho, presidente do Núcleo.

Segundo ele, o objetivo principal do Simpósio foi ensinar aos criadores da raça como enxergar com clareza as particularidades do seu animal, comparando-o dentro de seu plantel com outros exemplares para que possa apartar o melhor individuo. Além disso, também habilitar o criador para identificar se seu animal possui as características necessárias para se tornar um Campeão. “Para auxiliar neste quesito, realizamos o feito inédito de reunir onze grandes campeões nacionais do Mangalarga para apresentar aos criadores participantes  e foi sensacional, pois nunca se viu tanta qualidade reunida em um único evento”, ressaltou Ninho, destacando que a docilidade dos animais foi confirmada no teste de sela, pois crianças, mulheres e visitantes puderam montar os campeões e aferir a qualidade de todos.

“Formatamos este encontro de tal forma que conseguimos resumir de forma sucinta aos presentes quais são os principais quesitos pertinentes ao tripé do Mangalarga: genética, morfologia e funcionalidade, chegando ao objetivo de demonstrar, na prática, como se realiza uma seleção”, exemplifica Eduardo Cintra, responsável técnico pelo evento. Cintra conta que o Simpósio reuniu muitos criadores novos e antigos, possibilitando um intercâmbio de idéias e conhecimentos valiosíssimos entre as gerações que fomentam a raça. “Foi uma ocasião singular de realização de debates abertos entre criadores, de forma construtiva e não competitiva, aonde uns ouviram as opiniões dos outros, possibilitando mostrar que a criação de equinos não deve ser um ambiente puro de competição, mas sim, de harmonia e de valorização do animal”, ele comenta entusiasmado.

Metodologia

A responsável social pelo evento, Heloísa Freitas, contou que o Simpósio promoveu palestras técnicas – conduzidas por Eduardo Cintra, João da Silva Quadros, João Tolesano Junior - e julgamentos simulados, conduzidos pelos criadores, com a supervisão dos juízes e técnicos. Em um dos momentos, os animais foram divididos em dois grupos de cinco potras e cinco éguas. Com base nos conhecimentos adquiridos, os criadores indicavam quais seriam os exemplares que se destacavam nos grupos. E a sinergia foi tamanha que todos os exemplares e diferenciais destacados pelos presentes eram os mesmos apontados, posteriormente, pelos juízes. “Em toda minha vida de criadora e apaixonada por cavalos, ainda não havia visto na raça, um ambiente tão leve e agradável, com participantes interessados em aprender; criadores de todos os perfis, grandes, médios ou pequenos, iniciantes ou veteranos, propiciando um ambiente extremamente harmonioso e respeitoso”, destacou Heloisa.

Participaram do Simpósio 146 criadores vindos dos Estados de SC, PR, BA, GO, e em São Paulo, regiões como Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba. “A eficiência na identificação dos melhores genótipos está diretamente relacionada à clareza no direcionamento de seleção adotada pelos criadores da raça”, finalizou João Quadros, membro do quadro de jurados e do quadro técnico da ABCCRM, que conduziu a palestra sobre o tema “Melhoramento Genético de Equinos”.

E o III Simpósio já tem data programada: primeiro final de semana após o feriado de Carnaval do ano 2016.  Informações adicionais podem ser obtidas com a criadora Heloisa Freitas no e-mail hmlf@uol.com.br e tambem Nucleomangalarga@veloxmail.com.br 



IMPRENSA:
Assessoria de Imprensa:
MATRIZ DA COMUNICAÇÃO
Jornalista Responsável: Luciene Gazeta
Fone/ Fax: (15) 9- 9112-0989 | ID Nextel 113*8884
E-mailLuciene@matrizdacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário, vamos analisá-lo e liberá-lo em breve para publicação no nosso blog!